Imagem de My pictures are CC0. When doing composings: por Pixabay 

Sonhar é gratuito e, acima de tudo, nos mantém vivas – então, por que não se preparar para colocar suas metas no plano da realidade? Com uma estratégia afiada, é possível, sim, chegar lá. A seguir, confira alguns passos que lhe ajudarão a realizar sonhos!

1. Descubra qual é seu sonho (se ainda não souber)

Parece meio óbvio, mas ter um objetivo claro é o primeiro passo da caminhada. Às vezes, você sabe que deseja voltar a estudar, mas ainda não sabe em qual curso ingressar, ou em qual instituição. Separe um tempo e coloque no papel tudo que você almeja. Permita-se pensar grande!

2. Visualize seu sonho

Para tirar o sonho do plano das ideias, comece a imaginar cada detalhe do objetivo. É um carro? Então, pense na cor, no modelo, nos opcionais e o que mais sua criatividade permitir. Se for trocar de carreira, visualize-se exercendo a nova profissão e superando cada desafio. O importante é soltar a imaginação para deixar sua meta mais próxima e tangível.

3. Trace um plano para realizar essa meta

Se você só for deixando a vida te levar, seu objetivo jamais sairá do papel. Então, estipule para si mesma uma data realista para sua concretização. Com essa definição, analise tudo que você precisa para chegar lá.

Neste vídeo, Carol Sandler e Renata Alarcon, fundadora da TV Armário Feminino e autora do livro “Homens idiotas que você precisa (ou não) conhecer antes de morrer”, falam mais sobre isso:

 


4. Elabore um planejamento financeiro para chegar ao seu objetivo

No geral, você precisará juntar uma quantia de dinheiro para tirar o sonho do papel. Para facilitar a tarefa, preparamos uma planilha que calcula quanto você precisará poupar por mês, clique aqui e baixe! Tudo isso faz parte do planejamento financeiro, que nada mais é do que o conjunto das ações que você precisará tomar para guardar o dinheiro necessário, incluindo os cortes e investimentos. Ter outra fonte de renda também ajudará muito nessa fase.

Imagem de Anastasia Gepp por Pixabay

5. Considere os riscos no meio do percurso

Conhece a Lei de Murphy? Pois bem. Todas nós estamos expostas a intempéries financeiras – como uma despesa inesperada, desemprego, problemas de saúde ou divórcio – e ter uma reserva de emergência é fundamental para evitar que elas nos atrapalhem de conquistar nossos sonhos. Depois de mapear tudo que pode acontecer, considere possíveis saídas. Então, pense em como você poderá guardar estes recursos extras para lidar com emergências.

  • Veja também:

6. Saiba abrir mão do que for necessário para realizar seu sonho

Ninguém deve trabalhar só para pagar as contas, afinal, a vida está aí para ser vivida. Porém, é preciso deixar de lado algumas coisas em prol do bem maior. Experimente escapar de alguns happy hours, diminuir a ida a restaurantes, trocar de plano de celular e cancelar a TV à cabo – existem muitos serviços de streaming de alta qualidade que cobram bem menos.

7. Não tome empréstimos caros

Alguns sonhos são mais caros do que os outros e pode ser que você tenha que recorrer a um empréstimo. Porém, todo cuidado é pouco ao escolher o crédito mais vantajoso. Considere aqueles com juros baixos, como o consignado, e fuja das dívidas com taxas astronômicas, como cartão de crédito. Cuidado, pois uma má escolha pode transformar o sonho em pesadelo.